top of page
  • Foto do escritorAna Carolina Krüger

Nelson Travnik: a triste despedida a um astrônomo brasileiro brilhante

O dia sete de setembro de 2023 amanheceu triste, morreu na manhã desta quinta-feira o renomado astrônomo brasileiro Nelson Alberto Soares Travnik, 87 anos, um dos profissionais mais respeitados do país nos estudos sobre a Astronomia.

Foto: Reprodução/EPTV


Nelson nasceu em Petrópolis (RJ), mas vivia em Campinas desde 1996, foi fundador dos observatórios de Matias Barbosa (MG), Americana (SP) e Piracicaba (SP). Seu extenso currículo inclui entre outros o de observador credenciado da NASA-JPL durante as missões Apollo-11. O astrônomo que trabalhava no Observatório Astronômico Flammarion em Matias Barbosa, no estado de Minas Gerais, fez parte de um seleto grupo de brasileiros que integravam o Programa Lion. Essa iniciativa, vinculada à Missão Apollo-11, tinha como objetivo a vigilância e a observação da superfície lunar, em resposta a relatos de de fenômenos estranhos que poderiam atrapalhar o pouso de Neil Armstrong.


Foto: Leandro Ferreira

Travnik foi um homem da ciência e do universo. Era referência em sua área, prestigiado e reconhecido como uma autoridade no assunto. Agradecemos por sua contribuição à ciência como pesquisador e escritor. Seu legado jamais será esquecido. Nossa solidariedade a toda família e amigos nesse momento.


12 visualizações0 comentário
bottom of page