top of page
  • Foto do escritorAna Carolina Krüger

Japão Lança Telescópio de Raio-X e Um Lander Lunar

A JAXA, agência espacial japonesa, na manhã de hoje, quinta-feira (07/09/2023) fez dois lançamentos, de duas missões espaciais distintas, a partir de um único foguete. O Japão lançou um foguete com um telescópio de raios X da NASA e um lander para testar tecnologias de pouso lunar. Os dois instrumentos se separaram após o foguete chegar ao espaço, cada um seguindo rumo ao seu destino.

A decolagem ocorreu em Tanegashima, no sul do país, em um foguete japonês H-IIA, e levou cerca de 47 minutos para a equipe de controle da missão confirmar a separação das duas naves — XRISM e SLIM. O lançamento da missão havia sido programado para o final de agosto, mas a NASA e a JAXA tiveram que adiar a decolagem devido aos ventos de alta altitude. Aliás, aquela foi a terceira vez que o voo precisou ser cancelado por causa das condições meteorológicas desfavoráveis.

Imagem: JAXA


O telescópio é denominado Missão de Imagem e Espectroscopia de Raios-X, ou XRISM (pronuncia-se como “crisma”). Com o objetivo de estudar os raios X do universo, o XRISM é um telescópio espacial que terá como alvo buracos negros ativos, aglomerados de galáxias e as explosões de estrelas massivas. Assim, os dados obtidos pelo instrumento permitirão medir a massa total destes objetos e investigar mais a fundo a evolução do próprio universo. Este telescópio substituirá a espaçonave Hitomi, lançada em 2016 pela JAXA e, logo em seguida, o Japão perdeu o contato com a nave. Por sorte, os poucos dados coletados pela Hitomi foram o suficiente para mostrar que valia a pena reconstruir um novo instrumento semelhante. O telescópio espacial será colocado em uma órbita a aproximadamente 563 km acima da Terra. Uma vez lá, os pesquisadores passarão os próximos meses ativando os instrumentos e testando seu desempenho. As operações científicas começarão em janeiro, e os primeiros resultados desses dados são esperados em cerca de um ano.


Imagem: JAXA


O outro “passageiro” do lançamento de hoje foi o Smart Lander for Investigating Moon (SLIM). Essa missão visa demonstrar um sistema de navegação capaz de pousar dentro de um alvo pequeno, com aproximadamente 100 metros — uma tarefa ambiciosa, considerando que as missões atuais miram áreas de vários quilômetros. A missão do lander visa demonstrar um sistema de navegação de precisão, com o objetivo de pousar a uma distância aproximada do tamanho de um campo de futebol do local de pouso alvo. Desenvolver uma tecnologia de pouso mais avançada permitirá que futuras espaçonaves pousassem mais próximas de terrenos acidentados de interesse científico.

Será necessário ter paciência com o SLIM. A espaçonave fará uma longa e indireta jornada de pelo menos quatro meses que requer menos propelente. O SLIM levará vários meses para alcançar a órbita lunar e, em seguida, passará um mês orbitando a Lua antes de tentar pousar na superfície. Se o SLIM for bem sucedido, afirma a JAXA, ele transformará as missões de “pousar onde conseguimos para pousar onde quisermos”.

11 visualizações0 comentário
bottom of page