top of page
  • Foto do escritorAna Carolina Krüger

O MÊS DE ABRIL INICIA COM UMA CONJUNÇÃO

Nos dias 06 e 07, próxima terça e quarta-feira, ocorrerá o primeiro evento astronômico do mês de abril de 2021. Trata-se da Conjunção entre Lua, Júpiter e Saturno. De modo geral, uma 'conjunção' é o nome dado a dois ou mais objetos celestes estarão mais próximos no céu.

A Lua irá guiar nosso olhar para os dois maiores planetas do sistema solar: Júpiter e Saturno, respectivamente. Como ela sempre viaja para o leste (na direção do nascer do Sol) em relação às estrelas de fundo (e planetas), iremos observar o nosso satélite natural passando por Saturno e depois por Júpiter nos próximos dias.

No dia 06/04, ocorrerá a conjunção entre a Lua e o planeta Saturno. O evento será visível a partir das 1h48, quando a Lua surgirá no horizonte ao leste, com Saturno logo à esquerda. Mas o melhor horário para observá-los será quando os astros estiverem altos no céu, por volta das 5h.

Já no dia 07/04, será a conjunção entre a Lua e Júpiter. O par surgirá no horizonte ao leste por volta das 2h38, mas novamente o melhor horário para observá-los é quando estiverem altos no céu, por volta das 5h. Júpiter estará diretamente acima da Lua.


Preparados para acompanhar mais esse evento astronômico?! Esperamos que a previsão do tempo colabore kkk. Até a próxima!!

4 visualizações0 comentário
bottom of page