top of page
  • Foto do escritorCésar Destro

O Fim do Radiotelescópio de Arecibo


O Radiotelescópio de Arecibo foi o maior do mundo, sua antena parabólica possui 304,8m de diâmetro. Foi superado em 2016 pelo chinês Fast, o qual possui 500 m de diâmetro. Ele está localizado em Arecibo, em Porto-Rico. Foi construído em 1963 como intuito de estudar a ionosfera. Era operado pela norte americana Universidade Metropolitana in Puerto Rico. O radiotelescópio possui montagem azimutal e uma área de alcance aproximada de 73.000 m². Destaca-se a importância de equipamentos como este, por possibilitar uma observação longínqua e em ondas fora do espectro visível, possibilitando uma abrangência muito maior de obtenção de dados.

Recentemente ele vinha sendo utilizado apenas um terço de seu tempo para estudar a ionosfera, os outros dois terços eram dedicados ao estudo de galáxias e pulsares. Ele era muito cotado no estudo dos pulsares pois por possuir um grande tamanho e alcance era capaz de encontrar pulsares que não poderiam ser detectados por telescópios menores.

Além de ser um ícone por seu tamanho e a evolução científica que ele permitiu, também é reconhecido por ter sido cenário de obras de sucesso como no filme baseado no livro homônimo de Carl Sagan “Contato” e “007 Contra GondenEye”.

O Equipamento de mais de 900 toneladas operou por 57 anos até agosto de 2020. Suas operações cessaram após um cabo auxiliar romper e abrir um corte na antena de aproximadamente 30m. Estava sendo estudado formas de reparar os danos até que em 6 de novembro outro cabo falhou e o estrago levou a decisão de demolirem o radiotelescópio para evitarem um possível desabamento. Estava sendo planejada uma detonação de forma controlada quando, em 1º de dezembro entrou em colapso e desabou como no vídeo abaixo:


14 visualizações0 comentário
bottom of page