A NASA anunciou seu mais novo programa espacial, Artemis, que pretende levar a primeira mulher ao solo lunar em 2024. O nome é uma homenagem a própria deusa grega da Lua e irmã gêmea de Apollo (que batizou o projeto responsável pela ida do homem ao satélite em 1969).
Segundo Jim Bridenstine, chefe da Agência Espacial Norte Americana, a missão pretende levar dois astronautas, dentre eles a primeira mulher, a caminhar no satélite natural da Terra. De cordo com o material divulgado pela própria Agência, a missão pretende explorar o Polo Sul lunar - que ainda não foi explorado - e será um "ensaio" para o próximo "salto gigante": enviar astronautas para Marte!
O traje xEMU aprimora os trajes anteriormente usados na Lua durante a missão Apollo.
E o primeiro passo feminino rumo ao espaço já foi dado, Na última sexta-feira, dia 18 de outubro 2019, as astronautas Christina Koch, de 40 anos, e Jessica Meir, de 42 anos, realizaram a primeira caminhada espacial composta apenas por mulheres. Elas foram responsáveis por substituir uma unidade de controle de energia defeituosa que fica em um painel exterior da Estação Espacial Internacional.
Comments