• Ana Carolina Krüger

INGENUITY: O pequeno helicóptero está fazendo história

O pequeno helicóptero Ingenuity foi desenvolvido pela NASA (National Aeronautics and Space Administration), agência do governo federal dos EUA responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial, é uma demonstração de tecnologia para testar o voo controlado e motorizado em outro mundo pela primeira vez. Pegou uma carona na viagem rumo a Marte acoplado na "barriga" da sonda espacial rover Perseverance. Assim que a sonda alcançou um local adequado de "campo de aviação", ela liberou o Ingenuity para a superfície para que pudesse realizar uma série de voos de teste em uma janela experimental de 30 dias marcianos. A missão espacial teve o seu lançamento no dia 30 de julho de 2020, da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, Flórida, e seu pouso em solo marciano no dia 18 de fevereiro de 2021, Cratera de Jezero, Marte.


O primeiro momento que o fez o helicóptero entrar para a história, foi o seu primeiro voo, realizado no dia 19 de abril de 2021. O Ingenuity decolou, subiu cerca de três metros acima do solo, pairou no ar brevemente sobre a cratera de Jezero (cerca de 30 segundos), completou uma curva e em seguida, ele desceu, tocando a superfície de Marte após registrar um total de 39,1 segundos de voo. Tornando-se a primeira aeronave da história a fazer um voo motorizado e controlado em outro planeta.


A seguir está o vídeo, desenvolvido pelo canal Space Today, que mostra em detalhes o momento do voo realizado pelo helicóptero Ingenuity:

Caso você tenha interesse em ver a transmissão completa desse evento, você poderá acessar ao vídeo divulgado pela NASA (em inglês) ou ao vídeo feito também pelo canal Space Today, que acompanhou e narrou toda essa transmissão em português.

No dia 22 de abril de 2021 foi realizado o segundo voo do helicóptero. O Ingenuity conseguiu alcançar altitudes maiores, passou mais tempo no ar e realizou movimentações laterais, acompanhe no vídeo a seguir:


A NASA divulgou em suas redes sociais o sucesso do terceiro voo realizado pelo helicóptero. “Terceiro voo nos livros de história. Nosso #MarsHelicopter continua a estabelecer recordes, voando mais rápido e mais longe. O helicóptero espacial está demonstrando capacidades que podem permitir a adição de uma dimensão aérea a futuras missões a Marte e além”, diz o texto publicado. Segundo a agência, o helicóptero subiu 5 metros – a mesma altitude do segundo voo. Mas dessa vez, ele disparou 50 metros adiante do ponto da decolagem, quase metade do comprimento de um campo de futebol, e atingiu uma velocidade máxima de 2 m/s (cerca de 7,2 km/h). Acompanhe ao vídeo do terceiro voo a seguir:

Por fim, após uma tentativa frustrada nesta quinta-feira (29) o helicóptero Ingenuity realizou com sucesso seu quarto voo em Marte na tarde desta última sexta-feira (30). Segundo MiMi Aung, gerente do projeto na NASA, o helicóptero decolou às 11h49 (horário de Brasília). A aeronave subiu a uma altitude de 5 metros antes de voar para o sul por aproximadamente 133 metros e depois voltar, com um trajeto de ida e volta de 266 metros. “No total, ficamos no ar por 117 segundos. Esse é outro conjunto de recordes para o helicóptero, mesmo em comparação com o espetacular terceiro voo”, afirmou.

O Ingenuity foi projetado para realizar até cinco voos de demonstração na superfície do planeta. Ainda não há informações sobre como, ou quando, será o último voo. Estamos ansiosos para acompanhar todos os passos, perdão, todos os voos desse pequeno helicóptero que segue mostrando que estamos caminhando em uma nova era espacial. Dessa vez a ingenuidade falou mais alto. Até a próxima!!


4 visualizações0 comentário