top of page
  • Foto do escritorAna Carolina Krüger

Há 50 anos íamos à Lua

Há exatos 50 anos a humanidade partia em direção à Lua. Os astronautas Neil Armstrong, Edwin Aldrin e Michael Collins, tripulantes da missão Apollo 11, realizavam no dia 16 de julho de 1969 um feito que marcou não apenas a Corrida Espacial mas a história da humanidade como um todo.



A maior e mais complexa de todas as explorações feitas pelo ser humano começou devido a rivalidade entre EUA e a União Soviética travada durante a Guerra Fria, motivada principalmente pela disputa de poder no campo ideológico, tecnológico e midiático. A conquista do Espaço era um ponto importantíssimo.



A bordo do foguete Saturno V - até hoje o maior e mais poderoso foguete já construído - a tripulação partia da plataforma 39A do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida, rumo ao nosso satélite natural.

Você pode conferir o lançamento no vídeo abaixo:

Passados quatro dias, no dia 21 de julho, Armstrong tornou-se o primeiro humano a pisar na superfície lunar, um dos maiores feitos técnico-científicos da história, e declarou sua frase épica que ecoa em nossos ouvidos (e nos causa arrepios) “Esse é um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade”.



A NASA, no início deste ano, anunciou o programa Artemis, nome da irmã gêmea do deus Apollo na mitologia grega. A meta é levar novamente os astronautas à Lua até 2024. O projeto prevê uma estação de abastecimento em sua órbita.

23 visualizações0 comentário
bottom of page