top of page
  • Foto do escritorDouglas Neves

Eclipse Solar e Chuva de Meteoros Fechando 2020 com Chave de Ouro

Atualizado: 12 de dez. de 2020


Nesta semana no dia 14 de dezembro ocorrerá dois eventos astronômicos, para não perder são eles as chuvas de meteoros geminianos por toda a madrugada. Já de dia teremos um Eclipse Solar Parcial na região sul,sudeste e centro oeste com destaque para a região sul que poderá contar com mais de 60% de visibilidade do evento. o eclipse parcial começará às 11h33 no horário de Brasília e terminará às 15h53.

onde a Sacs Ira fazer uma Transmissão ao Vivo do Evento se o tempo colaborar.



O que seria um eclipse Solar?


Um eclipse solar é um evento que aparece quando a Lua se alterna entre a Terra e o Sol, envolvendo total ou relativamente a sua iluminação numa pequena faixa terrestre. Do ponto de vista de um observador fora da Terra, a coincidência é marcada no ponto onde marca o cone de sombra que varre a face do nosso planeta,sendo ela na faixa da penumbra(parcial) ou da umbra (total).



O que é uma chuva de meteoros?


Uma chuva de meteoros é o resultado da interação de um cometa ou asteroide com um planeta (como a Terra),sendo produzidos detritos provenientes da cauda na passagem deles deixando uma trajetória de destroços produzidos pelo Cometa ou asteroide irradiando em um único ponto no céu.


estrelas cadente

São Meteoros, chamado popularmente de estrela cadente ou estrela fugaz, indicando o fenômeno luminoso visto durante o tempo da passagem pela atmosfera terrestre


Próximos eclipses solares

os próximos eclipses solares completos serão na Antártica (dezembro de 2021), Indonésia e Austrália (abril de 2023), EUA e Canadá (abril de 2024), sul da Europa e Groenlândia (agosto de 2026), e na maior parte do Norte da África e Oriente Médio (agosto de 2027).


30 visualizações0 comentário
bottom of page