Atualmente, assuntos relacionados a missões espaciais, principalmente as que se destinam ao nosso satélite natural , tomaram nossa atenção. Porém, apesar de estarmos em climas festivos pelos 50 anos da Missão Apollo 11, o foco voltou-se a Índia, após o lançamento da missão lunar Chandrayaan-2.
No dia 22 de julho de 2019, a missão indiana partiu rumo a um feito inédito, a região polar sul da Lua.
O lançador GSLV MK-III - totalmente projetado e fabricado dentro do país - decolou às 02h43min (horário local da Índia). O pouso do módulo Vikram Lander está previsto para os dias 06 ou 07 de setembro deste ano.
A Chandrayaan-2 é a segunda missão da Índia planejada para a Lua. A primeira, Chandrayaan-1, realizada em 2009, ajudou a descobrir evidências de água na Lua. Já essa segunda missão, segundo a agência indiana ISRO, o estudo do Pólo Sul lunar, é especialmente interessante porque grande parte da sua superfície permanece na sombra do Pólo Norte. Além da possibilidade de presença de água, a região polar sul tem crateras que são armadilhas frias, contendo um registro fossilizado do antigo Sistema Solar.
Você pode rever o lançamento e informações sobre a Chandrayaan-2 através do vídeo:
留言